segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pátria cruel, quem te pariu?

Assistindo a um jornal de grande audiência na televisão aberta brasileira, soube que desde 2009 vinte e quatro mil estrangeiros foram admitidos no país. A maioria deles com diploma de ensino superior, contratados para trabalhar em postos ligados principalmeste à nossa mais nova estrela, que atende pelo nome de Pré- sal.
Pensei cá com meus botões: Crueldade... Durante anos negligenciamos/ignoramos a importância da educação. Não só a que forma profissionais, mas a que forma seres humanos autonômos. Nosso sistema educacional já foi usado como meio de reforço de exclusão, quando proibia- não explicitamente- crianças negras de ter acesso à educação nos idos do inicio do século XX; como meio de produção de mão de obra em massa e barata, quando se voltou para a educação técnico-industrial; e quando serviu como meio disseminador ideológico- político durante nossos vários períodos ditatoriais.
E agora que o país está em pleno crescimento econômico- Graças a Deus!!- os resultados do uso- mau uso, ou quiçá, uso nenhum- aparecem com esta cifra, com o crescimento do emprego informal e do subemprego.
A pergunta persiste: Quem te pariu?
Como não acredito e por tanto não professo para as entidades "sistema" e "sociedade", penso que nós, aqueles quem com muito sacrifício ou não, tivemos acesso a educação de fato, somos responsáveis quando votando, usamos apenas nossos interesses mesquinhos ou nossa preguiça de pensar para guiar nossas escolhas. Isso quando esses ingredientes não descambam no tal "jeitinho" e no pensamento do "todo mundo faz, porque eu não vou fazer? Não sou besta pra ser honesto...!
Será que não é mesmo...?

3 comentários:

  1. A grande culpa dessa imensa mão de obra estrangeira vir para o Brasil, não é nem das empresas que a contratam, mas do sistema educacional do nosso país como você falou.

    Eu estava lendo que essa nova tecnologia que vem substituir computadores e notebooks - os tablets - nós ainda temos que importá-los, pois no Brasil não existe mão de obra especializada para produzi-lo.

    Ai se criam cursos para formar gente para produzir tablets, esses cursos técnico-industriais.
    E se por algum motivo, a empresa fechar depois de alguns anos?
    Centenas de pessoas desempregadas, sem conseguir arranjar emprego na indústria, pois só sabem produzir tablets.

    É um cocô tudo isso mesmo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi uma entrevista este domingo do Aluísio Mercadante, nosso ministro de ciência e tecnologia falando sobre isso e sobre a inauguração de um grande complexo tecnológico que vai precisar de mão-de-obra especializada. Temos...? Acho que não!

    ResponderExcluir
  3. "Quem te pariu?"

    É pra responder mesmo...?

    ResponderExcluir