quinta-feira, 17 de junho de 2010

Democracia e patriotismo de contato


Democracia- Caldas Aulete: governo em que o povo exerce soberania.

Aurélio: Doutrina ou regime político baseado nos principos de soberania popular e

da distribuição equitativa do poder.

Quem foi que disse que, na democracia a maioria vence?

Em nenhuma definição que li para escrever esse texto li isso.

Ontem conversando com amigos em um bar da qui da cidade, me contaram que, durante o jogo da seleção durante a Copa, tentaram ir ao cinema e não conseguiram. Todos eles só teriam sessão a partir das 19hs. Isso quer dizer, depois do jogo.

Engraçado..., quer dizer que todos nós somos obrigados a gostar de futebol- que, aliais, eu adoro, que fique bem claro- e a assistir os jogos durante a Copa?

Sei que os funcionários das empresas têm também direito á assistir aos jogos, mas quem não gosta tem o direito de fazer outra coisa também.

Isso me fez lembrar a teoria de uma professora minha da faculdade, que diz que os brasileiros sofrem de uma coisa que se chama "patriotismo de contato". Segundo ela, essa síndrome se manisfesta somente em momentos de Copa e, levemente em Olimpíadas, fazendo com que, nós brasileiros, que nunca nos lembramos de o sermos nos momentos necessários- por exemplo, hora de escolher candidato nas eleições, ou zelar pelo patrimônio público- nos tornemos os seres mais nacionalistas da face da Terra. Ótimo se, como ela ressalta, isso não passasse no dia seguinte ao término dos jogos ou imediatamente após a eliminação da seleção da competição. Lembram daquela chuva de bandeiras num dos jogos das eliminatórias da Copa de 2002, quando a seleção perdeu um dos jogos, não?!

Então..., o Brasil é jogado fora assim todos os dias, pelo ralo de nosso desperdício, pela nossa mania de dar um "jeitinho" em tudo, com isso levando vantagem, e por outras tantas coisas que são do nosso mau hábito e que já nem percebemos mais.

"Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil" (Mario de Andrade em Macunaíma).

4 comentários:

  1. E a dentista que eu tinha marcado pela manhã que nem foi trabalhar por causa do jogo haha

    ResponderExcluir
  2. Até cirurgias são adiadas por causa dos jogos, se não forem casos de vida ou morte.

    Bora Baêeeaaa... ops! nada a ver... me empolguei.

    ResponderExcluir
  3. Ei...
    Nada de palavrão no meu blog!!
    kkkkkk
    Bjs!!

    ResponderExcluir